Blog
Gestão de faturas Telecom: como faz a sua empresa economizar?
Gestão de faturas Telecom: como faz a sua empresa economizar?
O mundo contemporâneo tem exigido soluções mais inteligentes para os problemas corporativos. Empresas de todos os setores procuram meios de reduzir custos, melhorar a produtividade e eficiência da equipe, e se manterem competitivas no mercado. Para o setor de telecomunicações isso não é diferente! Uma metodologia baseada num conceito moderno de gerenciamento vem para suprir a demanda: estamos falando da gestão de faturas Telecom.
Também conhecida por TEM (Telecom Expense Management), é uma metodologia de gestão que tem como principais pilares os processos, as pessoas e o sistema. Ao utilizá-la, sua empresa pode economizar muito dinheiro. Quer saber como? Então continue lendo este post!
O que é o método TEM?
O objetivo do método é dar clareza aos custos de uma empresa, promovendo uma gestão assertiva de telecomunicações. Além disso, também pode auxiliar na gestão de contratos, inventário, uso e despesas.
Como implementá-lo?
Análise do cenário atual
Para implementar a gestão de faturas Telecom é preciso realizar uma análise completa de todo o cenário de telecomunicações da sua empresa. O mapeamento de todos os contratos com as prestadoras de serviço deve ser feito para, assim, ter um panorama correto dos serviços contratados, faturas e respectivas vigências.
É ideal que se faça uma listagem minuciosa das linhas e dispositivos, interligando quais contratos estão vinculados a cada uma delas. Além das quantidades, é preciso verificar como as linhas estão divididas na sua estrutura organizacional. Ou seja, quais atendem determinados estabelecimentos, unidades de negócio, centro de custos etc.
Também é preciso entender como é realizada a auditoria das faturas: todos os movimentos são verificados para todas as linhas existentes?
Mapear esse processo é o primeiro passo para medir a performance da sua equipe e identificar oportunidades de melhoria.
Automação dos processos
Após uma avaliação genuína, a automação se mostra necessária. Pessoas qualificadas e com o conhecimento do método devem ser alocadas para essa tarefa. Ela deve ser feita principalmente porque a verificação das faturas manualmente é mais propícia a erros. Outro ponto a ser observado é se o processo manual está consumindo recursos humanos que poderiam ser melhor aproveitados em outras funções.
Quais os benefícios dessa metodologia?
As vantagens de utilizar o método TEM na sua empresa são inúmeras. Mas podemos destacar alguns mais importantes:
Melhor entendimento da utilização dos recursos
Por conta do mapeamento feito para a implantação do método, fica muito mais fácil entender como os recursos humanos e financeiros estão sendo distribuídos. Com esse cenário mais claro, é possível tomar decisões a nível estratégico, que podem gerar um impacto positivo na sua empresa.
Redução de custos
É muito comum que erros no sistema gerem cobranças indevidas, duplicadas, entre outros. A gestão de faturas Telecom é importante para a identificação desse tipo de situação, e a contestação de valores com as prestadoras de serviço, o que pode impactar em uma a redução significativa nos valores finais.
A automação dos processos também gera uma economia com mão de obra, pois menos pessoas precisam ficar alocadas para a tarefa de auditoria.
Aumento da produtividade
Por motivos já apresentados, a automação dos processos contribui para ganhos contundentes na performance da sua equipe. A redução de tarefas, que sobrecarregam os seus colaboradores, pode ser muito eficiente na melhoria da produtividade.
Simplificação da comunicação com as operadoras
Aqui, evidenciamos o óbvio: com um panorama melhor dos contratos e uma maneira eficiente de auditoria de faturas, fica muito mais fácil se comunicar com as operadoras de maneira assertiva.
Descentralização da gestão
O conjunto de todos os benefícios já apresentados são consequência de uma descentralização que o método TEM fornece. Afinal, é possível distribuir melhor os seus recursos humanos, diminuindo a sobrecarga de trabalho. Isso reflete diretamente nos resultados apresentados.
É verdade que a implantação pode ser bastante complicada, principalmente se os processos dentro da sua empresa não são muito claros. Se esse for o seu caso, o ideal é contar com auxílio de profissionais do ramo, que têm experiência na introdução da gestão de faturas Telecom.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o TEM? Então confira já como esse modelo pode ajudá-lo em outras áreas, além das faturas!