Blog
Entenda como funcionam as empresas SaaS
Empresas que têm como modelo de negócios pagamentos baseados na recorrência fazem parte do nosso cotidiano há algum tempo: basta pensarmos em assinaturas de jornais e revistas, por exemplo.
Nesse sentido, as empresas SaaS têm sido moldadas pela tecnologia e alcançado patamares mais elevados de gestão dentro das organizações.
Esse tipo de formato de serviços ligados à tecnologia tem proporcionado às empresas ferramentas e técnicas mais eficientes, que podem otimizar a forma como são geridas as vendas e seus respectivos meios de recebimento.
Para explicar melhor esse universo de pagamentos recorrentes, vejamos como funcionam as empresas SaaS e quais os diferenciais competitivos. Continue a leitura!
O que são empresas SaaS?
Empresas SaaS, sigla para Software as a Service — ou Software como Serviço —, oferecem soluções que utilizam softwares baseados em servidores e recebem pagamentos recorrentes, que podem ser mensais, semestrais ou anuais.
Uma aplicação SaaS é bem diferente de uma solução tradicional. Isso porque no caso de um software tradicional, o empreendedor adquire um produto que será utilizado em seu sistema operacional. Um bom exemplo aqui é o pacote Office, que disponibiliza o Excel, Word e o PowerPoint.
Já no caso de uma empresa SaaS, trata-se de uma plataforma em nuvem que oferece diversas soluções, como gestão de dados, infraestrutura terceirizada e muitas outras funções.
Com essa solução, os próprios fornecedores dos softwares ficam responsáveis pela manutenção preventiva e corretiva do sistema, pela atualização dos softwares e até pela segurança e armazenamento de dados.
Netflix e Spofity são alguns dos exemplos de empresas SaaS, principalmente no mercado B2C.
Como elas funcionam?
Diferentemente de um software que é adquirido e instalado fisicamente na empresa, o SaaS é uma solução que disponibiliza o software que o negócio precisa, garantindo qualidade ao serviço, disponibilidade de um servidor, segurança, além de manutenção e atualização do produto — tudo em nuvem.
Enquanto no formato tradicional a empresa passava a ser dona do produto adquirido, no SaaS a empresa paga uma parcela mensal ou anual, por exemplo, e tem acesso a um serviço totalmente online.
De maneira simplista, a solução SaaS não necessita que o software seja instalado no computador, basta apenas que o sistema rode em um servidor com internet, cujo acesso é feito mediante usuário e senha.
Vale destacar que a solução possibilita que todos os arquivos fiquem salvos no mesmo servidor. Não é necessário qualquer tipo de instalação, ou mesmo a configuração de grandes servidores. Fantástico, não?
Quais as vantagens da solução SaaS para o mercado?
Existem algumas vantagens expressivas ao utilizar soluções SaaS. Acompanhe:
Maior segurança
A segurança dos dados é, sem dúvida, uma das grandes vantagens das empresas SaaS. Isso porque, como as informações ficam armazenados no centro de dados do fornecedor, o acesso fica restrito às pessoas autorizadas (mediante senha e usuário).
O próprio fornecedor fica responsável em manter e gerir os dados, estabelecendo as melhores práticas e ferramentas de segurança para preservar o software seguro para seus usuários.
Melhor integração
Com uma solução SaaS, é possível manter integrado todos os setores da empresa, já que o software possibilita a integração entre as diversas informações. Com isso, é possível utilizar os dados com maior agilidade e, assim, auxiliar no processo de tomada de decisão.
Maior controle de gastos
O controle e redução de gastos se dá pelo fato de não ser necessário pagar as taxas de aquisição das licenças. Além disso, custos significativos com infraestrutura e manutenção deixam de existir, pois o próprio fornecedor passa a ser responsável pela implementação da solução.
Como você pôde perceber, as empresas SaaS vêm atendendo às novas demandas das empresas, resolvendo dificuldades específicas de TI, reduzindo custos e garantindo maior segurança de dados nas organizações.
Nosso post foi útil? Acesse e complemente a sua leitura com nosso artigo “De que maneira a gestão de dados auxilia na tomada de decisões?”. Boa leitura!