Blog
Entenda como otimizar a gestão de ativos de TI
Para uma empresa estar à frente de sua concorrência ela precisa contar com o pleno funcionamento de sua infraestrutura. A ocorrência de falhas no sistema ou um equipamento não funcionar de acordo são considerados fatores críticos que prejudicam toda a organização.
Com uma gestão de ativos de TI bem otimizada, pode-se evitar ocorrências negativas ao seu negócio, sendo também capaz de melhorar os seus lucros. Sendo, assim, considerada uma ótima maneira de manter organizado seu ambiente de trabalho.
Separamos neste texto para você algumas maneiras de otimizar sua gestão de ativos de TI e ter melhores resultados. Tenha uma boa leitura!
Manter seus equipamentos atualizados
Com a modernização constante dos equipamentos, é comum se ver no dilema de quando é o momento ideal para atualizá-los. Isso se dá por causa do aumento dos gastos que envolvem essa mudança. Ou até mesmo, por estar em boas condições e dentro do prazo de vida útil.
Tendo um planejamento adequado fica possível a aquisição de novas tecnologias, evitando frustrações na hora de realizar o investimento. Melhorando, dessa forma, os seus resultados e sua produtividade e ainda lhe dando um diferencial em relação à concorrência.
Automatizar seus alertas
Todos sistemas estão propícios a sofrer com falhas. Por isso, o ideal é notificar o responsável pela sua manutenção o mais rápido possível.
Com seus alertas automatizados, as notificações chegam de maneira mais ágil, tornando mais prática a resolução dos problemas. Também é possível notificar o gerente de TI sobre licenças de software que estejam para expirar e manter a continuidade dos serviços normalmente.
Preparar um inventário dos componentes
A importância de preparar um inventário dos componentes permite manter a estrutura de TI alinhada e atualizada com as estratégias da empresa. Isso porque torna possível auxiliar a equipe sobre a disposição dos hardwares, dos softwares e dos sistemas.
Esse inventário pode ser elaborado baseado em dados como informações pertinentes aos softwares, vencimento das licenças usadas ou data de compra dos equipamentos.
Com a instalação de programas que ajudam na coleta das informações técnicas, fica praticável a aquisição automatizada dos dados.
Tendo esses dados em mãos, a equipe pode montar um calendário oficial de forma anual, que possibilita uma atuação dinâmica evitando falhas inesperadas no sistema.
Manter as informações integradas
Com dados de diversos equipamentos, o ideal é integrá-los em um único local. Assim, as informações ficam acessíveis, poupando tempo e esforço na hora de entendê-las.
Sua equipe também pode se beneficiar dessa integração sendo capaz de ter uma melhor avaliação das demandas e das respostas dos ativos da empresa. Os benefícios de uma gestão bem otimizada são capazes de deixar o gestor alinhado com as alterações ou as necessidades da organização de uma forma mais prática e ágil.
Uma gestão de ativos de TI pode revolucionar a forma que a empresa se destaca. Com isso, é possível estar alinhado às exigências do mercado, servindo também como instrumento de otimização interna. Fornecendo, assim, informações para a equipe sobre seus equipamentos e a melhor forma de utilizar os seus ativos.
Gostou do artigo? Veja também nosso post sobre Telecom Expense Management e como ele pode lhe ajudar!