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Como usar a régua de atendimento ao cliente?
Empreender é um desejo de diversos brasileiros. Contudo, essa não é uma tarefa fácil, já que envolve muitas expectativas, aprimoramento constante e, essencialmente, uma boa relação com o público.
Um contato próximo com o cliente deve ser uma prioridade para qualquer empresa que deseja prosperar no mercado — e isso deve abranger todas as fases de interação da clientela com a loja, desde o primeiro contato com a marca, quando o cliente só olha e observa, até o pós-compra.
Para garantir a qualidade do contato com o público, é preciso sempre avaliar as interações que são estabelecidas e manter um histórico detalhado (que servirá de base para a estratégia futura).
Nesse sentido, uma tarefa muito eficaz para aproximar um empreendimento dos consumidores é a régua de atendimento ao cliente. Você conhece essa ferramenta? A seguir, explicaremos como ela funciona. Acompanhe!
O que é a régua de atendimento ao cliente?
A régua de atendimento caracteriza-se em uma estratégia de marketing digital, que tem como um dos objetivos principais: identificar qual é a abordagem mais adequada de acordo com o perfil, o histórico de compra e outros fatores, para otimizar o atendimento ao cliente.
Essa ferramenta consiste em etapas preestabelecidas para otimizar a comunicação com os consumidores e prospects, desde o seu contato inicial até o pós-venda, priorizando a relação contínua, independentemente da fase em que o cliente encontra-se no seu funil de vendas.
Quais são as etapas da régua de atendimento ao cliente?
A régua varia de acordo com as necessidades da comunicação com os clientes da sua empresa, mas, a seguir, listamos algumas etapas fundamentais para a implantação adequada dessa estratégia:
Agradecimento pelo registro
É muito importante enviar uma mensagem para agradecer o cadastro na newsletter para dar início a um diálogo saudável com o cliente. Vale lembrar que a linguagem que deve ser utilizada varia de acordo com o seu negócio.
Produtos visitados
Caso o cliente tenha se registrado em seu site, é bem provável que ele tenha visitado alguns produtos ou, até mesmo, colocado algum item no carrinho. Nesses casos, é imprescindível enviar uma mensagem que convide o consumidor a revisitar o item.
Outra dica muito importante: analise a taxa de abertura (o número exato de e-mails que são abertos pelos clientes) para identificar quais são os consumidores que só abrem os e-mails quando o assunto é um desconto ou promoção. Dessa maneira, é possível incluí-los em uma categoria exclusiva.
Assistência pós-venda
Enviar a confirmação do pedido, a emissão da nota fiscal e o código de rastreamento do produto é imprescindível. No entanto, para se destacar, nesse momento, é importante demonstrar interesse na experiência de compra do cliente.
Confirme se o produto chegou em perfeito estado até o consumidor e peça um feedback. Sempre disponibilize mais de um canal de contato, como e-mail, redes sociais, chat on-line no site entre outros.
Remarketing
Para incentivar o consumidor a voltar a efetuar compras com você, uma dica valiosa é enviar ofertas de produtos relacionados com a última aquisição. Para aqueles clientes que compraram um computador ou notebook, envie promoções de periféricos (teclados, fones, mouses, entre outros).
Caso algum consumidor que costumava efetuar compras regularmente tenha sumido, ofereça um desconto ou promoção especial. Além disso, é válido procurar saber se ele está precisando de algum item em específico.
Uma régua de atendimento ao cliente estruturada da maneira correta é imprescindível para a evolução e manutenção da sua empresa. É preciso vender a expectativa ideal, esclarecendo todos os processos e etapas de forma interativa, lembrando de sempre buscar o feedback dos clientes para identificar quais pontos necessitam de aprimoramento.
E então, agora que você já sabe como usar a régua de atendimento ao cliente para otimizar a comunicação da sua empresa com os consumidores, não deixe de conferir nosso artigo que ressalta a importância de monitorar a qualidade do seu call center!