Este post é importante para todas as operadoras voip que querem prosperar nesse cenário promissor, apesar de obstáculos, como a alta concorrência . Esses percalços podem ser contornados quando se conhece a fundo processos operacionais e administrativos. Acima de tudo, quando se emprega tecnologia de maneira inteligente. Assim sendo, é possível não apenas se manter, mas aumentar o lucro. É o que veremos a seguir nos seguintes tópicos:
> Como calcular o lucro
> Como otimizar custos
> Como aumentar o faturamento
Confira a seguir:
Como calcular o lucro de uma Operadora Voip?
A margem de lucro é a diferença entre o faturamento e os custos envolvidos na operação. Assim, ela determina a lucratividade da empresa em relação ao investimento necessário para realizar a ligação. Logo, antes de focar na margem de lucro, é imprescindível conhecer e somar todas as despesas relativas à execução da ligação.
Para calcular com exatidão a margem de lucro, nenhuma despesa deve ser esquecida na hora de fazer a conta. Em outras palavras, se as empresas não consideraram corretamente os gastos, poderão ter até prejuízos.
Quando a operadora voip identifica corretamente todos os custos do serviço, ela pode definir o preço final do minuto aplicando a porcentagem de lucro desejado (ou necessário) para seu sucesso.
Receita total – custos = lucro
Como otimizar custos e melhorar o lucro da operadora?
Tenha em mente as principais áreas de custos no transporte de minutos. É onde você deve focar para obter reduções significativas. Confira:
1 – Impostos
Erros nos impostos calculados. A falta de um planejamento tributário ou de profissionais especializados para gerir os tributos da empresa são falhas graves.
2 – Gastos variáveis e o lucro da operadora
Os gastos variáveis no transporte de minutos são inevitáveis, mas é possível reduzi-los. Estamos falando com serviços contratados de baixa qualidade de voz, por exemplo. A chave para não ficar refém desses gastos é o planejamento inteligente de rotas, por exemplo.
Como aumentar o faturamento da operadora?
Primeiro, precisamos fazer uma distinção importante. Aumentar o faturamento não quer dizer necessariamente aumentar o lucro. E vice-versa.
Faturamento é a soma das receitas dos serviços de transporte de minutos, assinaturas entre outros serviços.
Por outro lado, o lucro é o que sobra do faturamento após a dedução dos custos operacionais e não operacionais.
Ou seja, caso os gastos da operação aumentam em proporção ao faturamento, a diferença financeira não mudará.
Quando o assunto é melhorar o faturamento da operadora, é necessário abordar também estratégias para aumentar o lucro. Em outras palavras, é preciso reduzir gastos desnecessários e aumentar a eficiência da operação.
Confira estas dicas essenciais para aumentar o lucro do seu negócio:
Agregue valor ao serviço pesado incorporando tecnologia ao seu negócio. Exemplos não faltam: de agilizar os
processos de automação de vendas de minutos com agentes autorizados, existem diversas formas de trazer sua operadora para o século XXI. Se você fica se perguntando “como aumentar os lucros?”, aqui está uma resposta!
2 – Revise as etapas de operação
Antes de entender os custos, é necessária uma revisão de todo o processo para que se encontrem eventuais falhas e erros que possam gerar desperdício. Encontrou? Não perca nem um minuto, comece as correções necessárias.
3 – Capacite sua equipe
Certamente, os itens anteriores não poderão funcionar “no piloto automático”, mas dependerão de uma adequada gestão de pessoas para seu êxito. Invista na capacitação de sua equipe com padronização de procedimentos e estabelecendo a excelência como meta.
CONCLUSÃO
Concluindo, percebemos que planejamento e atenção criteriosa aos gastos são pontos-chave para melhorar o lucro da operadora voip. Contudo, um fator de destaque que pode ser um grande diferencial competitivo é a tecnologia.
Seu uso adequado pode colocar sua operadora à frente da concorrência. E nós estamos aqui para ajudar seu negócio nessa empreitada. Entre em contato conosco agora mesmo! Será um prazer ajudar.